Protegendo o mundo, Protegendo a vida;

Dia Mundial do Meio Ambiente

05 / 06 - Pesquisa de Campo

Dia 05/06 foi o dia mundial do meio ambiente. O Colégio Alfa Cem levou seus alunos à praia da barra da tijuca para coletarem informações, com o objetivo de fazerem um trabalho em grupo. Nós estávamos junto.

Nesse dia, ao chegarmos à praia, à princípio, formulamos perguntas para fazer à banhistas, pessoas que trabalham na praia e etc. Qual não foi nossa surpresa ao ver que encontramos (os alunos do 1° ano) lonas de propaganda e ferros oxidados enterrados na areia da praia, próximos ao mar. Os banners e ferros haviam sido utilizados em um evento de Kitesurf patrocinado pela empresa Oi e com apoio do GOVERNO FEDERAL. Mas que vergonha, hein?

<- vocês podem conferir a galeria de fotos completa no link ali do lado

Agora peço que vocês observem BEM a foto abaixo:

E deem uma olhada nessa:

E aí? Reconheceu alguma coisa?

Agora deem mais uma olhada na 2° imagem. Veja que lá está escrito "KiteSurf 2007". Que maravilha! Dois anos se passaram desde que os banners e os ferros foram enterrados na areia!
Vocês podem conferir mais sobre esse evento neste link. Lá têm mais fotos. (:

Foi uma atitude totalmente incoerente, porque eles poderiam ter posto em containers da comlurb que passam todos os dias, impreterivelmente, na praia. E não só isso! Isso lá é exemplo que se de? Quem assume a responsabilidade agora, hein ? Quem enterrou os banners?

O que observamos, também, foi a falta de informação para com o meio ambiente. As pessoas até sabem do meios de sustentabilidade, mas não sabem o porque de usá-los, como prejudica não faze-los e porque devem preservar. A maior parte dos entrevistados, ao serem perguntados sobre o que é impacto ambiental, ou não sabiam o que era ou não tinham uma resposta concreta. Você pode conferir as entrevistas aqui.

Logo após nossa pesquisa, sentamos para debater sobre o que vimos. Concluímos que o que falta é informação para as pessoas. A partir dos meios de comunicação, educação nas escolas pode-se ter um futuro melhor.
Mas se o governo não se preocupar com isso, além de dar meios dignos de sobrevivencia e sustentabilidade (como saneamento básico e coleta seletiva), nós cidadãos continuaremos bitolados, sem instrução.

~ Observação do nosso cotidiano:

A maior parte das pessoas entrevistadas na praia confirmou que há um canal na barra que joga todo o esgoto sem tratamento no mar. A um tempo atrás o governo já esquematizou tratar e fiscalizar esse esgoto, mas pelo visto, 2 anos se passara

m e o esgoto continua sendo jogado no mar, como vocês podem ler nesta reportagem;

E se você também parar para ver, perto de você com certeza tem um rio, chamado de canal devido a quantidade de sujeira, que deságua diretame

nte no mar, sem tratamento. O Rio Anil, aqui em Jacarepaguá, está tão sujo quanto sempre esteve, e dessa vez mais ainda.

Mas pior que isso é que se a 2 semanas atrás você passasse por ali veria que tinha um grande tubo de ferro (que leva água potável a várias casas) que estava quebrado, derramando toda a água potável e limpa no rio. A água é o mais importante recurso do planeta e corre risco de extinção. As pessoas denunciaram durante meses e o tubo de ferro continuou lá, jorrando água limpa no Rio Anil. Apenas há duas semanas colocaram uma “emenda” no tubo de ferro.



Se olharmos mais ao nosso redor ainda iremos ver muitas outras irregularidades. No lugar onde você mora a coleta seletiva passa? Se não passar, ligue para a comlurb, COBRE que a coleta passe e recolha o lixo reciclável. Procure algum lugar que recolha seu óleo de cozinha. Sim, este último item está muito difícil de conseguir, haja vista que não há muitas empresas que recolhem o óleo de cozinha usado para fazer diversas coisas, como vocês podem ler aqui, mas ao menos procurem saber se há por perto. Colabore também. (:


Se todos fizermos a nossa parte, o mundo será um lugar muito mais saudável, com paz e sustentável.



.

0 comentários: