Protegendo o mundo, Protegendo a vida;

Entrevistas > Comlurb

  • Funcionário da Comlurb
Alex, estatura mediana, limpando a praia.




A.V: Vocês tem idéia de quanto lixo arrecadam por dia ?


- Depende muito da estação do ano em que a gente está. No inverno a quantidade de lixo é menor, pois menos gente vem a praia. No verão, por dia, num dia de sol, domingo, retiramos mais de 8 mil toneladas.


A.V: E para onde esse lixo vai?


- Boa pergunta. A gente tem um depósito em Catiri, próximo à Bangu, e um lixão, em Duque de Caxias. Nesses locais é que são depositados esses lixos. Temos caminhões e os caminhões levam pra lá.


A.V: O lixo reciclável tem um destino diferente? Ele é separado?


- É. Nós temos um pessoal que faz esse trabalho de reciclagem do lixo, isso na própria comlurb.


A.V: As pessoas deixam que vem aqui na praia costumam levar o lixo delas ? O governo tem se preocupado com a limpeza da praia?


- A população carrega muito pouco, a maior parte deixa aí pra gente limpar.


A.V: Então você acha que pra melhorar deveria haver uma conscientização maior, no caso deveriam haver mais campanhas do governo que conscientizasse a população, ou você acha que o governo deveria abrir mais empregos para a Comlurb? Por que tem gente que fala que eles têm que deixar o lixo na praia por que senão os garis ficam sem emprego e isso é uma ignorância.


- Nós da comlurb temos um efetivo que é suficiente para suprir a necessidade, então a população tem que se conscientizar.


A.V: Você acha que mais lixeiras nas ruas vão ajudar?


- também ajuda, mas nós temos exemplos aqui na barra em que você vê lixo do lado da lixeira. Aconteceu um fato comigo ontem em que eu havia limpado uma área, e a gente limpa com boa vontade, e as pessoas não tem essa mesma boa vontade de não sujar. Ficou limpo e quando eu voltei a esse local havia um grupo de jovens fazendo um churrasco na praia. Até aí tudo bem. Mas ao invés deles limparem, deixaram tudo no chão, e eu tinha que falar alguma coisa. Além de estar prejudicando o meio ambiente, eles estavam desvalorizando o meu trabalho, pois eles viram que eu estava ali limpando. Aí eu cheguei para eles e falei: "Poxa, peguem um saquinho aí e coloquem o lixo dentro quando vocês forem embora por favor." e aí um dos rapazes chegou para mim e me desrespeitou; E você nem mesmo pode falar nada por que... sabe como é. A maioria não aceita ser chamada atenção.


A.V: As pessoas que trabalham nos Quiosques elas têm a consciência de cuidar da praia?


- A maioria tem a preocupação de deixar limpo em volta, mas tem uma grande parte que não deixa. Temos quiosques em que a gente limpava todos os dias. E ao redor dos quiosques nós não temos obrigação de limpar, mas nós limpamos pelo fato de estar ali causando poluição visual. Inclusive a Comlurb tem autoridade para multar as pessoas.


A.V: Então, você acha que a multa deveria ser aplicada nas pessoas que jogam o lixo nas ruas ou praias ? Nós perguntamos à um casal de Portugueses turistas que estavam por aqui e eles disseram que na Europa eles já multam pessoas que jogam o lixo nas ruas. Você acha que funcionaria aqui ou ia ficar só no papel?


- Deveriam multar, mas deveria ter uma fiscalização rígida. Aí as pessoas iam pensar 2 vezes; inclusive em Curitiba é assim. Se você joga um papel no chão os guardas chamam mesmo a atenção, e você tem que pegar, senão está sujeito a multa.



.

0 comentários: